divider

Histórico

separator

Zarur Mariano, sócio fundador da Zarur Mariano & Advogados Associados, foi um menino de família muito simples e pobre do interior de Cachoeira do Sul, RS. Aprendeu desde cedo, com sua família, os valores do trabalho, da honestidade, da moral e da dignidade. Menino humilde, inquieto, persistente, observador e acima de tudo sonhador, nunca desanimou, sempre acreditando que nossas conquistas têm exatamente o tamanho dos nossos sonhos. Começou a vida estudando em colégios públicos.

Ainda criança, além de brincar muito, trabalhou como vendedor ambulante pelas ruas de Cachoeira (vendia pastéis, roupas feitas pela sua mãe, verduras e frutas plantadas no pátio de sua casa) para ajudar no sustento da família. Essa experiência ensinou-lhe o valor do trabalho digno e a admirar todos os que lutam, mesmo nas atividades mais simples, pois o trabalho dignifica e engrandece as pessoas.

Terminado o primeiro grau, cursou o Técnico em Contabilidade, já com recursos do seu próprio trabalho, pois a renda familiar não permitia pagar um curso em colégio particular, concluindo-o em 1977. A profissão de “contabilista” o ajudou a formar uma família e o impulsionar para vôos mais altos. Concluiu em 1983 o curso de Ciências Contábeis e, logo adiante, a especialização em Administração de Empresas. Contador formado, admirado e respeitado na região, assessorava diversas empresas nas áreas contábil e tributária; dividia seu tempo também com a docência na Universidade local (Univale) como professor titular das cadeiras de Auditoria Contábil e Fiscal e Auditoria e Análise de Balanços, no Curso de Ciências Contábeis. A advocacia, antes um sonho distante, praticamente impossível, com a melhora da situação financeira, foi se tornando mais próxima. Mas não existia o curso de Direito em Cachoeira do Sul, centro do Estado do Rio Grande do Sul. Seria necessário viajar semanas, anos a fio, para cursar Direito fora da cidade onde residia, tinha sua família e atividades profissionais de Contador e Professor Universitário. Matriculou-se finalmente em 1988 na URCAMP (Universidade da Região da Campanha), em Bagé, RS, quase na divida da fronteira Brasil-Uruguai, a 250 Km de distância de Cachoeira do Sul. Chegou a pensar em desistir já na primeira viagem. Parecia loucura, uma aventura enfrentar aquela distância. Mas não desistiu. Enfrentou um ir e vir extremamente cansativo, desgastante, que parecia que nunca teria fim.

Em quilômetros, do início ao fim do curso, foi mais de uma volta completa ao redor do planeta. Mas ele afirma que valeu muito a pena. O sonho de ser advogado, profissão que tanto admirava e muitas vezes via tão distante, concretizou-se em dezembro de 1992. Logo após sua formatura, em 21 de outubro de 1993, abriu seu escritório de advocacia em sociedade com um conceituado e competente colega de profissão e lecionava Direito Tributário na Universidade local (Ulbra) que assumira a Univale, trazendo, dentre outros, finalmente, o tão sonhado Curso de Direito para sua cidade. Foi comissário de várias concordatas e é síndico de inúmeras falências, além de perito judicial na área contábil. Ao longo do tempo foi se especializando nas áreas do Direito onde atua, teve outros sócios e parcerias com colegas de profissão até o ano de 2005, fato que lhe fez crescer muito pessoal e profissionalmente. Elegeu, logo que se formou, apenas a advocacia como atividade profissional, em tempo integral, passando ela a ser o seu sacerdócio, sua suave obsessão. Sim! Pois diz ser irresistível o fascínio de lutar pela defesa dos direitos de alguém, salvar liberdades, honras, patrimônios materiais e morais, ajudar na cura das feridas abertas nas almas dos injustiçados, pobres ou ricos.

Foi um longo caminho, com inúmeras pedras e muitas pedradas recebidas, usadas por ele na construção do seu caráter e profissionalismo. A experiência adquirida ao longo dos anos e o grande volume de trabalho, assim como a impotência para atender a todos que o procuravam, portanto uma grande demanda de clientes o fez ver a necessidade imperiosa de mudanças substanciais na forma de atuar.

Era necessário trabalhar de forma mais organizada, com uma gestão mais moderna, buscando a plena satisfação dos clientes pela excelência nos serviços prestados. Foi assim que criou a empresa hoje denominada ZARUR MARIANO & ADVOGADOS ASSOCIADOS, que vem se consolidando cada vez mais no cenário jurídico pela excelência dos serviços jurídicos prestados, calcados nos pilares da ética, profissionalismo, versatilidade, personificação de atendimento, padronização de rotinas, constante atualização profissional e valorização das especialidades e talentos dos associados e colaboradores que completam o brilho e a essência da organização.

O escritório tem sede em Cachoeira do Sul e filiais em Porto Alegre, RS e Santa Maria, RS. Inicialmente o projeto consistia na estruturação de uma pessoa jurídica apenas para os processos da área tributária. Todos os demais ramos do direito permaneciam sob a condução do advogado Zarur Mariano.

Com uma excelente carteira de clientes e um sócio fundador já bastante renomado e conceituado na cidade e região, a advogada Maria Luísa Bonini e outros especialistas associaram-se à empresa Zarur Mariano & Advogados Associados, a fim de atender a demanda e especializar-se em outras áreas do direito. Entretanto, conforme o desejo do sócio fundador e dos demais profissionais, o escritório de advocacia precisava tornar-se efetivamente uma empresa de soluções jurídicas. Para tanto, em julho de 2008, a empresa começa a participar do Programa Sebrae de Gestão pela Qualidade e implementar de forma efetiva os ensinamentos para uma gestão pela excelência. Tais conhecimentos de gestão pela qualidade foram fundamentais para implementação de uma gestão organizada e sólida.


separator