divider

ADVOCACIA TRABALHISTA PREVENTIVA


TRIBUNA JURÍDICA

ZARUR MARIANO*

e-mail: zarur@zmadvogados.adv.br

 

 

 

ADVOCACIA TRABALHISTA PREVENTIVA

 

O que acontece se você não procura o seu médico de confiança para saber como anda sua saúde? Você corre o risco de procurá-lo tardiamente, quando sua saúde já está debilitada, a doença já está avançada e os recursos para sua salvação já são poucos ou nem mesmo existem mais.

O mesmo ocorre com muitas empresas que não se assessoram devida e preventivamente com seus assessores jurídicos de confiança, fato que pode levá-las a abalar sua saúde operacional e financeira ou ainda sua sobrevivência em face de reclamatórias trabalhistas. Vamos abordar hoje, resumidamente, algumas vantagens da assessoria trabalhista preventiva para as empresas.

 MEDIDAS PREVENTIVAS.      

Além de contar com uma equipe de profissionais qualificados para esclarecimento de dúvidas rotineiras e para orientações relacionadas ao direito do trabalho e empresarial previdenciário, os advogados deverão orientar a empresa cliente a adotar todas as medidas preventivas visando evitar ações trabalhistas, tributárias e autuações administrativas, e, se necessário, apresentar uma boa defesa, munida das provas necessárias, quando e se for o caso.

 FORTE AMEAÇA.

A prática forense tem mostrado que as ações trabalhistas movidas pelos empregados contra seus empregadores, além do desgaste para os empresários, muitas vezes representam uma forte ameaça às finanças da empresa, dependendo do caso concreto, o que normalmente é agravado pelas ações regressivas ajuizadas pelo INSS contra os empregadores e pela incidência do FAP.

POSTURA PREVENTIVA.

  É sabido que, mesmo quando ausente o direito do empregado ou do INSS, a falta da postura preventiva pode levar ao insucesso da ação ou defesa ante a dificuldade na produção de provas, gerando gastos em duplicidade, desnecessariamente. Além disso, o não atendimento das normas trabalhistas, o que muitas vezes ocorre por desconhecimento, pode macular o bom nome da empresa, conquistado por anos e anos de trabalho.

CONCLUSÃO.

Assim, é inegável que a advocacia trabalhista preventiva, que visa complementar, sob o ângulo jurídico, o trabalho do Departamento de Pessoal e de Segurança do Trabalho, é o melhor caminho para o sucesso da empresa nas relações trabalhistas, prevenindo a ocorrência de demandas judiciais, motivando os funcionários. Mais que uma tendência, a auditoria preventiva é uma estratégia para alavancar resultados.

*Advogado, com a colaboração da Advogada Maria Luísa Bonini, coordenadora da área de Direito do Trabalho da Zarur Mariano & Advogados Associados.

 

 

 

 


separator

separator