divider

FALSOS ADVOGADOS DÃO GOLPES EM TODO O BRASIL


TRIBUNA JURÍDICA

 

ZARUR MARIANO*

e-mail: zarur@zmadvogados.adv.br

 

“As ideias que defendo não são minhas. Eu as tomei emprestadas de Sócrates, recebi-as de Chesterfield, furtei-as de Jesus. E se você não gostar das ideias deles, quais seriam as ideias que você usaria?” (Dale Carnegie).

FALSOS ADVOGADOS DÃO GOLPES EM TODO O BRASIL

 

ESTELIONATÁRIOS EM AÇÃO.        Cometendo estelionato, os marginais aplicam a cada dia que passa novos ilícitos, agora se passando por advogados. São muitos os depoimentos nas redes sociais que comprovam os golpes, que duplamente atingem advogados e pessoas, muitas vezes aposentadas, aleatoriamente escolhidas pelos criminosos.

O PLANO.   A ação dos criminosos consiste no envio de cartas em papel timbrado com o logotipo e o nome semelhante ao de uma empresa falida, oferecendo ao credor um acordo em processo de falência. A pessoa destinatária da carta, para receber o valor proposto para acordo, precisa “apenas” arcar com os custos do processo. As informações são do blog do jornalista Frederico Vasconcelos, do jornal Folha de S. Paulo.

PASSANDO-SE POR ADVOGADOS. Os golpistas enviam as falsas correspondências com os dados dos advogados e de seus respectivos escritórios.  Diante desses dados exatos, qualquer busca na Internet chega a informações verdadeiras acerca dos advogados que também se constituem vítimas. Os estelionatários fornecem alguns números de telefone com o objetivo de “orientar” suas vítimas. Ao ligarem, as pessoas são atendidas por uma “secretária” que, após perguntas iniciais, passa a ligação para o suposto “advogado”. Este, então, combina a liberação do dinheiro mediante o pagamento antecipado das custas do processo.

ABRA O OLHO! Os lesados só percebem o golpe quando, após o depósito, não conseguem mais qualquer contato com os golpistas. Cuidado. Nem tudo que reluz é ouro!

*Advogado, Contador, sócio da Zarur Mariano & Advogados Associados.


separator

separator