divider

FISCO FEDERAL A MELHOR/MAIS BEM ORGANIZADA EMPRESA DO BRASIL.


TRIBUNA JURÍDICA

 

ZARUR MARIANO*

e-mail: zarur@zmadvogados.adv.br

 

 

“Ser o mais rico do cemitério não é o que mais importa para mim… Ir para a cama à noite e pensar que foi feita alguma coisa grande… isso é o que mais me importa”. (Steve Jobs).

 

FISCO FEDERAL

A MELHOR/MAIS BEM ORGANIZADA EMPRESA DO BRASIL.

 

Sinceramente, pensamos que não há nenhuma empresa no Brasil que fature tanto quanto o fisco federal. Mas… dá para usar os termos “empresa” e  “faturamento” para o fisco federal? Por que não? A comparação é válida. Vejamos:

 

Eficácia nos resultadosO fisco tem, a cada dia, novas estratégias para aumentar o faturamento ou a “arrecadação tributária”. Basta analisar os números que ano a ano demonstram recordes de arrecadação a cada nova publicação de resultados, fato que demonstra, de forma incontestável, que a sua estratégia tem sido bem sucedida, como uma empresa excelentemente bem administrada.  Em outras palavras, tem foco no faturamento e grande eficácia nos resultados.

 

Planos de carreira invejáveis.  Imagine uma grande empresa para você trabalhar, com excelente plano de carreira, remuneração, férias garantidas, feriados bem desfrutados, pacotes de benefícios e estabilidade.  Essa empresa é o fisco, muito bem focada recursos humanos, e, por corolário, na satisfação de seus colaboradores.

 

Excelência do Quadro Jurídico. Sim, esta empresa que estamos chamando de “fisco”, como qualquer outra empresa que precise de suporte jurídico, tem uma equipe jurídica da mais alta qualidade, defendendo com unhas e dentes os seus interesses de arrecadação.

 

Produtos. Quais seriam os “produtos” do fisco? Os produtos do fisco são os tributos e basta que um produto diminua seu faturamento para que surja uma nova estratégia ou novo produto. O fisco possui uma equipe de alta performance, estratégias e equipes especializadas para detectar irregularidades e aumentar ainda mais a arrecadação.

 

Liquidez invejável.  Essa empresa, diferentemente de todas as outras, dispõe de uma artilharia (leis que a beneficia e protege) inigualável, que lhe permite cobrar altas taxas de juros, correção e multas na maioria das vezes confiscatórias. É credora de milhões de empresas e pessoas físicas e não tem problemas de caixa.

 

Big Brother Fiscal.  A Receita Federal possui instrumentos moderníssimos para detectar irregularidades e cruzar dados de milhares de fontes diferentes de modo a ganhar produtividade e eficácia operacional. Possui um banco de dados com informações precisas sobre seus “clientes” podendo rastreá-los das mais variadas formas. Acreditamos que nenhuma empresa brasileira possua o arsenal de investimento e tecnologia que possui o fisco para acompanhar pessoas físicas e jurídicas e cobrar impostos.

 

Mídia. O fisco caça os sonegadores que acreditam que são capazes de fugir às suas obrigações fiscais e o sucesso em suas ações é comemorada, gratuitamente, pela grande mídia nacional. Então, que empresa é essa, que possui tamanho conhecimento e detalhamento de informações sobre seus clientes? Ora, não há nenhuma dúvida, é o fisco federal!

*Advogado, Contador, sócio da Zarur Mariano & Advogados Associados.


separator

separator