divider

JUIZ INOVA E OBTÉM 100% DE ACORDOS!


TRIBUNA JURÍDICA

 

ZARUR MARIANO*

e-mail: zarur@zmadvogados.adv.br

 

“Quando se quer mudar os costumes e as maneiras, não se deve mudá-las pelas leis.” (Montesquieu).

 

JUIZ INOVA E OBTÉM 100% DE ACORDOS!

Não bastam somente modificações no código de processo civil e melhor aparelhamento (físico e de pessoal) do Judiciário na busca de soluções jurisdicionais mais eficazes. Em muitos casos é preciso criatividade e inovação. Até copiar o que está sendo bem feito em outras jurisdições e países é mais do que válido, tudo na busca de uma Justiça mais humana e eficiente na pacificação de conflitos.

PSICOLOGIA.        No interior da Bahia, um juiz tem conseguido evitar que conflitos familiares e pessoais transformem-se em processos judiciais com a utilização de uma técnica de psicologia antes das sessões de conciliação. Com ajuda da chamada “Constelação Familiar”, dinâmica criada pelo teólogo, filósofo e psicólogo alemão Bert Hellinger, o magistrado Sami Storch conseguiu índice de acordo de 100% em processos judiciais onde as partes participaram do método terapêutico.

MÉTODO INOVADOR.   Durante a Semana Nacional da Conciliação deste ano, que ocorrerá entre os dias 24 e 28 de novembro em todo o País, já estão agendadas 29 audiências cujas partes participaram da vivência de Constelação Familiar. Para o magistrado, o método contribui fortemente para o fim do conflito impactando tanto os atores diretos quanto os envolvidos indiretamente na causa, como filhos e família.

CONSTELAÇÃO FAMILIAR. A sessão de Constelação Familiar começa com uma palestra proferida pelo juiz sobre os vínculos familiares, as causas das crises nos relacionamentos e a melhor forma de lidar com esses conflitos. Em seguida, há um momento de meditação, para que cada um avalie seu sentimento. Após, inicia-se o processo de Constelação propriamente dito. Durante a prática, os cidadãos começam a manifestar sentimentos ocultos, chegando muitas vezes às origens das crises e dificuldades enfrentadas.

TÉCNICA É UM SUCESSO.     Em 2012 e 2013, a técnica foi levada aos cidadãos envolvidos em ações judiciais na Vara de Família do município de Castro Alves, a 191 km de Salvador/BA. A maior parte dos conflitos dizia respeito à guarda de filhos, alimentos e divórcio. Foram seis reuniões, com três casos “constelados” por dia. Das 90 audiências dos processos nos quais pelo menos uma das partes participou da vivência de constelações, o índice de conciliações foi de 91%; nos demais, foi de 73%. Nos processos em que ambas as partes participaram da vivência de constelações, o índice de acordos foi de 100%.

Segundo o magistrado Sami Storch, a Constelação Familiar é um instrumento que pode melhorar ainda mais os resultados das sessões de conciliação, abrindo espaço para uma Justiça mais humanizada e eficiente.

SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO. Ocorre todo ano e envolve a maioria dos tribunais brasileiros. Os tribunais selecionam os processos que têm possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas a tentar solucionar o conflito de forma negociada. A medida faz parte da meta de redução do grande estoque de processos na Justiça brasileira, atualmente em 95 milhões, segundo o relatório Justiça em Números 2014 (Fonte CNJ).

*Advogado, Contador, sócio da Zarur Mariano & Advogados Associados.


separator

separator