divider

PASSIVO TRABALHISTA x ADVOCACIA PREVENTIVA


Coluna publicada no Jornal O Correio de Cachoeira do Sul nos dias 19 e 20/01/2013.

PORTAL JURÍDICO

Por ZARUR MARIANO
e-mail: 
zarur@zmadvogados.adv.br

“Se você não encontrar a própria felicidade com o seu plano trabalho-vida, um dia você acordará e se verá numa espécie de inferno, no qual todos estarão felizes, menos você.” ( Jack Welch).

PASSIVO TRABALHISTA x ADVOCACIA PREVENTIVA

DEMISSÕES. CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS.  Alguns empresários, para se prevenirem em épocas de crises, diante da escassez de créditos e novos negócios, acabam quebrando muitos contratos já existentes e despedindo grande número de colaboradores, sem a preocupação com as consequências jurídicas de seus atos e sem perceber também que tais medidas geram custos elevados, já que é preciso pagar diversos encargos relacionados à quebra do contrato de trabalho.

AÇÕES JUDICIAIS. No calor das crises, sem uma análise detalhada sobre os riscos, muitas vezes são tomadas medidas apressadas que acabam gerando um grande aumento do número de ações judiciais propostas pelos ex-empregados, fiscalizações e aplicações de multas, o que só resulta em aumento do passivo trabalhista.

ADVOCACIA PREVENTIVA.  É aí que entra a advocacia preventiva, muito pouco usada pelas empresas e que serve para minimizar os efeitos da crise em seus resultados. Através dela, é possível conhecer a fundo a situação jurídica da empresa visando antever, impedir e se prevenir-se contra pesados passivos ou demandas, preservando sua empresa e mantendo-a competitiva.
Esse trabalho preventivo começa com uma necessária auditoria que consiste em realizar um exame analítico da organização, das rotinas, dos documentos e da aplicação das leis trabalhistas que poderão prevenir fiscalizações, aplicações de multas, reclamações trabalhistas, dentre outros.

RESULTADOS.  Empresas bem assessoradas e melhor organizadas comumente conseguem melhores condições de negociações com os sindicatos. O empresário moderno investe em ações preventivas, com a participação efetiva do seu departamento de recursos humanos, obtendo maior segurança e melhores resultados.

ZARUR MARIANO, diretor da Zarur Mariano & Advogados Associados 


separator

separator